Pela primeira vez direto da Patagônia, Brasil recebe a exposição científica que trará o maior dinossauro que existiu na Terra, o titanossauro Patagotitan, e uma coleção paleontológica impressionante.
“Dinossauros – Patagotitan, O Maior do Mundo” é uma exposição dividida em módulos agrupados em três tópicos básicos, centrados nas três grandes linhagens de dinossauros. Através delas, o público poderá conhecer os maiores e também alguns dos menores dinossauros conhecidos.
Mais do que apenas um passeio, a mostra é também uma aula. Através de vídeos e estações modernas e interativas, os visitantes serão apresentados aos principais conceitos de geologia, o tempo geológico, a geografia, o método científico e o deslocamento dos continentes.
Os três tópicos da exposição focam em grupos distintos de dinossauros: no primeiro, os Carnívoros da Patagônia, animais como o Eoraptor, a espécie mais antiga e primitiva do grupo, os abelissaurídeos de braços curtos e os carcharodontosaurídeos gigantes.
Réplica do esqueleto em tamanho natural do dinossauro mais antigo do mundo, o “brasileiro” Buriolestes schultzi, que viveu há 233 milhões de anos, também estará exposta!
O segundo tópico abrigará os Gigantes da Patagônia, que conta a história do gigantismo extremo, um dos eventos mais fantásticos da evolução dos dinossauros. Nesta parte da exposição o público conhecerá histórias como o alongamento do pescoço dos animais, a mudança na forma dos dentes e as adaptações de alguns indivíduos à herbivoria.
Aqui o público conhecerá também desde os primeiros exemplares de dinossauros a atingirem massas corporais acima de 10 toneladas até os maiores animais já registrados no planeta e uma réplica em 3D de como seria o tamanho de um coração de dinossauro gigante.
Também poderá ser visto alguns dos mais estranhos dinossauros como o Amargasaurus, um herbívoro que viveu no período Cretáceo, com espinhos longos e finos dispostos ao longo de toda a sua espinha dorsal.
O terceiro tópico será focado nos menores dinossauros conhecidos: o Manidens, um ornitísquio (dinossauro herbívoro com focinho em forma de bico e estrutura que se assemelha à das aves), do período Jurássico, e o Gasparinisaura, um ornitísquio do período Cretáceo.
No hemisfério sul, os dinossauros ornitísquios eram muito menos comuns e são representados na Patagônia por pequenas espécies herbívoras. Essa parte da exposição revela que nem todas as espécies eram gigantes e que os dinossauros eram tão diversos que ocupavam uma enorme variedade de nichos ecológicos.
Serviço:
- Dinossauros – Patagotitan, O Maior do Mundo
- Data: 10 de setembro a 27 de novembro de 2022
- Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 19h40; Sábados e domingos, das 9h às 19h40
- Ingressos: CLIQUE AQUI – Ingressos a partir de R$20
- Local: PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileira – Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo.
O site Guia Festas & Eventos traz experiências diferenciadas que transformem o ato de confraternizar em instantes memoráveis.
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba conteúdo exclusivo, dicas incríveis e seleção das melhores festas e eventos infantis de São Paulo: CLIQUE AQUI